Aldeia Indigena
Casa da Cultura
Dados Gerais
Festas e Eventos
Forte São João
História Bertioga
Itatinga
Praias
Rios, Ilha e Canais
Sesc
Trilhas/Ecoturismo
Associação Amigos
Fundação 10 de Agosto
História
ISO - Política Ambiental
Lazer
Projeto
Reciclagem
Shopping
SIV
Viveiro
Dados do Município
História SB
Praias SB
Cuidados nas Trilhas
Dengue
Economia de Energia
Escunas
Feng Shui
Gastronomia
Hospedagem
Obras
Ostras
Paisagismo
Parque Estadual
Pesca
Piscina
Raios
Segurança
Verão e Sol
 
 
 
 
 
Riviera »  Projeto
 
O Projeto

A Riviera de São Lourenço - o maior projeto de desenvolvimento urbano do litoral brasileiro - é uma realização da Sobloco Construtora S/A, empresa líder no campo de desenvolvimento urbano no país.

Sua área abrange cerca de 9 milhões de metros quadrados, dentro da escassa área urbana do município de Bertioga, que teve mais de 80% de sua área preservada de ocupação.

Na área restante, as atividades econômicas são quase inexistentes em virtude do respeito e proteção à Mata Atlântica. O plano urbanístico foi organizado em 3 zonas: turística, residencial e mista.

A ocupação do solo, questão de fundamental importância em planos urbanísticos, foi regulada de forma a permitir baixo adensamento, com grandes recuos e baixos índices de aproveitamento dos terrenos.

Todas as normas de uso e ocupação do solo foram planejadas pela Sobloco e estão reunidas na publicação Construindo na Riviera. A Riviera tem hoje cerca de 50% de seu projeto implantado. Cerca de 3000 pessoas residem no local. Nos finais de semana a população cresce para 10 mil e, nos feriados e férias, para cerca de 45 mil pessoas.

A Riviera conta ainda com um shopping center com 50 lojas, restaurantes, espaço cultural e de leilões, postos de gasolina e de serviços, agência bancária, postos 24 horas, capela com missas semanais e atendimento social através da Fundação 10 de agosto, consultórios médico e dentário, correios, escolas (pública e particular), feira livre, serviços gerais de mecânico, borracharia, eletricista, chaveiro, etc...

Desenvolvimento com responsabilidade social

Esta é a palavra de ordem na Riviera de São Lourenço. Vários trabalhos de conservação ambiental são desenvolvidos na Riviera, sempre sob a supervisão e fiscalização dos órgãos públicos ambientais. Os principais são:

- Sistema de coleta, adução e tratamento de esgotos.
- Sistema de captação, adução, tratamento e distribuição de água.
- Laboratório de controle ambiental para o monitoramento das águas da Riviera.
- Projeto Aquárius - Aquários abastecidos pelas águas do efluente final da Estação de Tratamento de Esgotos.
- Sistema de Coleta, Triagem e Venda de lixo reciclável, garantindo a coleta e destino de 12 toneladas/mês.
- Viveiro de Mudas - implantado em 1980, já produziu mais de 100 mil mudas de plantas.
- Compostagem de podas de vegetação, para fabricação de adubo natural.
- Plantio de mais de 15 mil árvores.
- Projeto Pilhas : coleta e destino de pilhas usadas.
- Programa de Educação Ambiental desenvolvido há mais de 11 anos com a comunidade escolar do município, compreendendo o Projeto Clorofila, prêmio Atitude Ambiental, palestras, cursos, visitas etc.


Realização Global

Pelo seu planejamento e pelo respeito às questões ambientais, a Riviera se tornou um referencial para novos empreendimentos no litoral.

Sua realização global, desde a concepção dos conceitos de ocupação, as normas e regulamentos, o planejamento dos cuidados ambientais, a estruturação jurídica, a identificação das aspirações da comunidade, a arregimentação dos recursos, a realização das obras, até sua comercialização, são de responsabilidade da Sobloco Construtora S/A, empresa líder no campo do desenvolvimento urbano do país.

A Riviera de São Lourenço já foi aclamada internacionalmente como modelo no processo do desenvolvimento sustentado, onde a ocupação é promovida com alto respeito ao meio ambiente: em Viena, Áustria, 1989 - por ocasião do 40o. Congresso Mundial da Federação Internacional das Profissões Imobiliárias - FIABCI, em 1990, no IV Encontro Internacional Imobiliário, Buenos Aires, Argentina e em 1993, no III Encontro do Cone Sul da FIABCI, em Punta Del Este, Uruguai.

AGENDE UMA VISITA TÉCNICA

Visitas monitoradas às instalações da Riviera de São Lourenço para universidades, escolas, associações e instituições em geral podem ser programadas para as quartas-feiras através do telefone (13) 3319-5000, com Valdete ou Rosana, na Assessoria de Comunicação da Sociedade Amigos.

As instituições ou grupos devem preencher o formulário próprio para agendamento, informando número de visitantes, a faixa etária, Grau de Instrução, a finalidade da visita. Poderão ser visitadas as seguintes instalações: Pavilhão (SIV), onde será feita apresentação de audio-visual, maquete e explanação do monitor, a Estação de Tratamento de Água, Central de Triagem de Materiais Recicláveis, a Estação de Tratamento de Esgoto, o Laboratório de Controle Ambiental e o Viveiro de Mudas.

O formulário para agendamento de visitas técnicas pode ser também solicitado através do e-mail hyppocampos@rivierasl.com.br.
 
     
 
               
 
 
 
  Saiba um pouco mais do potencial de Bertioga, Riviera e São Sebastião.   Telefones úteis de Bertioga, Riviera e São Sebastião.   Conheça as praias de Bertioga e São Sebastião. .   Dicas de passeios e festas da região.  
         
 
Riviera Administradora Patrimonial Ltda. | E-mail guia@guiadariviera.com.br
Crédito das fotos:
Dú Zuppani, Pedro Resende, Renata de Brito, Jair Favero, Luis Nelson, Francisco Simões, Willi Kruise e fotos de arquivo.