Aldeia Indigena
Casa da Cultura
Dados Gerais
Festas e Eventos
Forte São João
História Bertioga
Itatinga
Praias
Rios, Ilha e Canais
Sesc
Trilhas/Ecoturismo
Associação Amigos
Fundação 10 de Agosto
História
ISO - Política Ambiental
Lazer
Projeto
Reciclagem
Shopping
SIV
Viveiro
Dados do Município
História SB
Praias SB
Cuidados nas Trilhas
Dengue
Economia de Energia
Escunas
Feng Shui
Gastronomia
Hospedagem
Obras
Ostras
Paisagismo
Parque Estadual
Pesca
Piscina
Raios
Segurança
Verão e Sol
 
 
 
 
 
Riviera »  ISO - Política Ambiental
 
FONTE: http://www.rivieradesaolourenco.com

Política Ambiental da Riviera de São Lourenço

Princípios
A Riviera de São Lourenço é um bairro planejado para o bem estar e qualidade de vida. É nosso compromisso, conservar e preservar o meio ambiente, dentro dos princípios do desenvolvimento sustentado. Todos os nossos trabalhos e operações, produtos e serviços devem estar em harmonia com o Meio Ambiente, garantindo sua conservação e preservação para as gerações futuras.

Comprometimento Corporativo
Nosso comprometimento é com a excelência ambiental. Para tanto, mantemos um Sistema de Gestão Ambiental, com o objetivo de assegurar que nossas atividades atendam aos requisitos legais e aos nossos requisitos corporativos. Para suporte de nosso sistema, promovemos programas de treinamento e conscientização para todos os nossos empregados.

Melhoria Contínua
Nosso plano de objetivos e metas nos mantém em constante esforço para prevenir e reduzir os impactos ambientais de nossos processos, produtos e serviços, principalmente em relação ao tratamentos de resíduos sólidos, efluentes líquidos e do processo ecologicamente correto de uso e ocupação do solo, proporcionando uma melhoria contínua do nosso meio ambiente.

Comunicação interna e externa
Nós nos empenhamos na manutenção de um diálogo aberto junto às autoridades ambientais, com a comunidade, com nossos clientes e com nossos fornecedores, buscando a troca de informações sobre questões ambientais relevantes.

Avaliação de desempenho
Para avaliar nosso desempenho ambiental, realizamos periodicamente, auditorias, visando garantir nossa conformidade aos requisitos legais e às boas práticas ambientais. Os resultados destas avaliações e ações decorrentes são difundidas internamente e para todas as partes interessadas.

Responsabilidade Social
Com nossa atuação na comunidade do Município de Bertioga, através de atividades sócio/educativas/culturais, onde questões sobre o meio ambiente são discutidas, também expressamos a nossa responsabilidade perante a sociedade em que convivemos. Política Ambiental da Riviera de São Lourenço

Se você está interessado em abrir um ponto comercial na Riviera, seja comércio ou serviço, é importante estar a par da Política Ambiental da Riviera de São Lourenço, certificada pela ISO 14001. O primeiro item, que trata dos Princípios da Política Ambiental diz o seguinte:

Princípios
A Riviera de São Lourenço é um bairro planejado para o bem estar e qualidade de vida. É nosso compromisso, conservar e preservar o meio ambiente, dentro dos princípios do desenvolvimento sustentado. Todos os nossos trabalhos e operações, produtos e serviços devem estar em harmonia com o Meio Ambiente, garantindo sua conservação e preservação para as gerações futuras.

A conquista da certificação ISO 14001

A conquista da certificação ISO 14001 em dezembro de 2001, significa para a Riviera de São Lourenço o reconhecimento internacional de que o empreendimento é desenvolvido de forma ordenada e com alto respeito ao meio ambiente. O certificado foi expedido pelo órgão certificador ABS Quality Evaluations, tornando a Riviera o primeiro projeto de desenvolvimento urbano a receber este reconhecimento em todo o mundo.

Para o uso e ocupação do solo, normas rígidas foram estabelecidas. Para atender às necessidades de infra-estrutura de saneamento básico, foi implantado um sistema de captação, tratamento e distribuição de água, bem como um sistema de captação, recalque e tratamento de esgotos. O lixo também foi alvo de grande preocupação. Para administrá-lo, a Sobloco montou um programa integrado de gerenciamento de resíduos sólidos.

Um Laboratório de Controle Ambiental foi criado, com equipamentos de última geração, para verificar a qualidade das águas (mar, água tratada, efluentes de esgoto e canais de drenagem). Bolsões de áreas verdes foram previstos, tendo sido destinado mais de 2,6 milhões de m² para áreas verdes e institucionais.

ISO 14000, o que significa?

ISO 14000 é uma série de normas editadas pela ISO -Organização Internacional para a Normalização, e relacionadas com Sistemas de Gestão Ambiental. Assim temos: ISO 14001 - Sistemas de Gestão Ambiental - Especificação e diretrizes para uso ISO 14010 - Especificação para auditorias ambientais ISO 14020 - Especificação para rotulagem ambiental ISO 14031 - Especificação para avaliação do desempenho ambiental ISO 14040 - Especificação para avaliação do ciclo de vida

O que é ISO 14001?

A ISO 14001 é uma norma específica, editada pela ISO (Organização Internacional para a Normalização) e elaborada para tratar de Sistemas de Gestão Ambiental. Ou seja, a norma ISO 14001 visa disponibilizar às empresas interessadas ferramentas para que elas possam implantar um sistema de gestão ambiental, capaz de auxiliá-las na obtenção de seus objetivos ambientais e econômicos. Ou seja, esta norma foi idealizada com o sólido propósito de compatibilizar a proteção ambiental e prevenção à poluição com o crescimento sócio-econômico de uma organização. Na prática, consiste numa forma eficaz do equacionamento do desenvolvimento sustentado. Pretende-se que a Implementação de um Sistema de Gestão Ambiental resulte no aprimoramento do desempenho ambiental. Esta especificação baseia-se na premissa que a organização irá, periodicamente, analisar criticamente e avaliar o seu sistema de gestão ambiental de forma a identificar oportunidades de melhoria e sua implementação.

Esta norma ISO 14001 é padrão no mundo todo?

Sim. Esta é a grande vantagem. Obter um selo ISO 14001 significa ter um reconhecimento internacional do interesse e responsabilidade pela defesa do meio ambiente. Sendo certificada pela ISO 14001, a empresa passa a ser identificada como uma organização capaz de identificar e administrar seus impactos ambientais, melhorar suas operações, reduzir custos e minimizar riscos de responsabilidades ambientais.

O que é necessário para se obter uma certificação ISO 14001?

A empresa interessada deverá implantar e manter um sistema de gestão ambiental, ancorado em uma política e objetivos ambientais que sustentem a prevenção à poluição, o atendimento à legislação e a melhoria contínua. a. Estabelecer uma política ambiental apropriada para si; b. Identificar os aspectos ambientais decorrentes de atividades, produtos ou serviços da organização, passados, existentes ou plantados, para determinar os impactos ambientais significativos; c. Identificar os requisitos legais e regulamentares aplicáveis; d. Identificar prioridades e estabelecer objetivos e metas ambientais apropriados; e. Estabelecer uma estrutura e programa(s) para implementar a política e atingir os objetivos e metas. f. Facilitar as atividades de planejamento, controle, monitoramento, ação corretiva, auditoria e análise crítica, de forma a assegurar que a política seja obedecida e que o sistema de gestão ambiental permaneça apropriado. g. Ser capaz de adaptar-se às mudanças das circunstâncias. Nestes termos, a empresa deverá, em seu sistema de gestão ambiental, adotar processos, práticas, materiais ou produtos que evitem, reduzam ou controlem a poluição, os quais podem incluir reciclagem, substituição de materiais, etc. Deverá estabelecer e manter procedimentos para identificar e atender os requisitos legais aplicáveis às suas atividades, produtos e serviços. E, por fim, a empresa deverá manter constante processo de aprimoramento do sistema de gestão ambiental, visando atingir melhorias no seu desempenho ambiental. Este sistema de gestão ambiental será então auditado por empresa especializada e, se atender todos os requisitos da norma ISO 14001, será certificado. Entretanto, semestralmente o sistema será reavaliado e deverão ser fornecidas evidências da melhoria contínua.

Quem está autorizado a certificar o seu Sistema de Gestão Ambiental pela norma ISO 14001?

Somente empresas credenciadas por organismos internacionais, como a ANSI-RAB (EUA), RVA (HOLANDA), INMETRO (BRASIL), entre outras, podem auditar e emitir a certificação ISO 14001. As empresas, seja qual for seu segmento econômico (industrial, comercial ou de serviços), interagem com o meio ambiente pelas mais diversas formas. Estas interações, inevitavelmente, acarretam impactos ambientais, caracterizados por uma alteração no meio ambiente. Assim, como exemplos, podemos citar: uma indústria que lança seus efluentes num rio; ou uma indústria que em seu processo produtivo provoque emissões atmosféricas; ou um escritório que gere grande quantidade de lixo (papéis, canetas, etc.) encaminhando-o ao aterro sanitário; um hospital que destine seu lixo para aterros especiais; uma obra de um prédio destinando todos os seus detritos para um bota-fora ou lixão. Todos estes impactos ambientais, inevitavelmente, causam danos ao meio ambiente.

A norma ISO 14001 veio com o objetivo de fornecer as ferramentas necessárias, para que as empresas, interessadas na defesa do meio ambiente, possam identificar seus impactos ambientais e criar mecanismos para controlá-los, reduzí-los ou mesmo eliminá-los, permitindo, assim, uma convivência harmoniosa entre o crescimento econômico e a preservação e conservação do meio ambiente. Esta norma, editada em 1996, em Genebra na Suíça, é de pouco conhecimento público, sendo que no Brasil existem muito poucas empresas com sistemas de gestão ambiental, certificadas pela norma ISO 14001. Entretanto, este número tende a crescer substancialmente. Primeiro pelo próprio clamor do tripé, sociedade civil, poder público e setor privado, sempre atentos para a questão do meio ambiente. Em segundo pelo próprio fator competitividade, que exige das empresas novas posturas de cidadania, inclusive e especialmente aquelas voltadas para a defesa do meio ambiente. Obter então uma certificação ISO 14001 significa ser alguém preocupado com a qualidade de seus produtos e serviços e a proteção e conservação do meio ambiente. Significa crescer economicamente, preservando e conservando o meio ambiente. Significa praticar o desenvolvimento sustentado.

Atitude ambiental nas escolas

Para formar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade e da responsabilidade que cada indivíduo tem na preservação do meio ambiente individual e coletivo foi criado o Programa Sobloco de Educação Ambiental, que tem como público alvo alunos, pais, diretores e professores da rede de ensino de Bertioga.

Fazem parte do programa o Projeto Clorofila e o Prêmio Atitude Ambiental. O Projeto Clorofila existe desde 1997 e já foi implantado em 12 escolas bertioguenses. Ele tem como base o plantio de espécies nativas floríferas e frutíferas nas dependências das escolas, com a construção de jardins, composteiras e hortas, além de cursos de Horticultura para os educadores, sempre com a supervisão de um técnico da Sobloco.

Já o Prêmio Atitude Ambiental, existente há 12 anos, movimenta as escolas anualmente com concursos sobre temas ambientais. Cada escola prepara uma exposição, valendo-se de recursos variados, como teatro, música, literatura, artes plásticas, dança, artesanato, entre outros. No final, uma equipe de jurados percorre as escolas para analisar os trabalhos e escolher as vencedoras, que são premiadas com equipamentos variados como câmaras digitais, tv´s, dvd´s, aparelhos de som e kits esportivos.
 
       
 
 
 
  Saiba um pouco mais do potencial de Bertioga, Riviera e São Sebastião.   Telefones úteis de Bertioga, Riviera e São Sebastião.   Conheça as praias de Bertioga e São Sebastião. .   Dicas de passeios e festas da região.  
         
 
Riviera Administradora Patrimonial Ltda. | E-mail guia@guiadariviera.com.br
Crédito das fotos:
Dú Zuppani, Pedro Resende, Renata de Brito, Jair Favero, Luis Nelson, Francisco Simões, Willi Kruise e fotos de arquivo.