Aldeia Indigena
Casa da Cultura
Dados Gerais
Festas e Eventos
Forte São João
História Bertioga
Itatinga
Praias
Rios, Ilha e Canais
Sesc
Trilhas/Ecoturismo
Associação Amigos
Fundação 10 de Agosto
História
ISO - Política Ambiental
Lazer
Projeto
Reciclagem
Shopping
SIV
Viveiro
Dados do Município
História SB
Praias SB
Cuidados nas Trilhas
Dengue
Economia de Energia
Escunas
Feng Shui
Gastronomia
Hospedagem
Obras
Ostras
Paisagismo
Parque Estadual
Pesca
Piscina
Raios
Segurança
Verão e Sol
 
 
 
 
 
Riviera »  Fundação 10 de Agosto
 
FONTE: http://www.rivieradesaolourenco.com

A Fundação 10 de Agosto é uma entidade civil, de direito privado e sem fins lucrativos, com sede na Riviera de São Lourenço, em Bertioga. Foi constituída em 10 de Agosto de 1992, em homenagem ao dia de São Lourenço.

Foi idealizada pelo diretor da Sobloco Construtora, engenheiro Luiz Carlos Pereira de Almeida, com o objetivo de contribuir para a melhoria na educação e qualificação profissional, e na qualidade de vida da população de Bertioga, além de promover a convivência e integração entre seus moradores.

No cumprimento de seu objetivo, a Fundação desenvolve diversas atividades, com destaque para os cursos profissionalizantes, de qualificação e requalificação profissional.

São oferecidos cursos para manutenão de piscina, jardineiro, copeira/arrumadeira; cursos de formação social, artesanato - tricô, crochê, pintura em tecido e bordado - , curso de zeladores e caseiros; ginástica, ballet, corte e costura, teatro, inglês, computação, marchetaria, música e escolarização de adultos; com vistas à colocação de mão-de-obra local e incentivo à geração de renda e auto-sustentabilidade dos participantes.

A Fundação 10 de Agosto tem como Instituições Fundadoras as seguintes pessoas jurídicas: Sobloco Construtora S.A, Praias Paulistas S/A, e Companhia Fazenda Acaraú. Sua administração cabe ao Conselho de Curadores e à Diretoria Executiva, nos termos dos seus estatutos.

As atividades da Capela Nossa Senhora das Graças são confiadas à Diocese de Santos, através de um termo de acordo anual, previsto nos estatutos da Fundação.

A responsabilidade pelas atividades religiosas foi portanto delegada à Igreja, não envolvendo as ações da Fundação. São apenas compatibilizados horários entre as atividades de culto, para não ocorrer nenhuma perturbação entre um setor e outro.

Cursos Profissionalizantes

Alfabetização de Adultos
O curso de alfabetização de adultos também tem tido grande procura. O curso não se limita a alfabetizar, mas também oferece um reforço aos que já sabem ler e escrever. Já foram formados 715 alunos, e há lista de espera de novos interessados.

Zeladores e Caseiros
Constatou-se também, junto aos zeladores e caseiros da Riviera, interesse em aprender várias tarefas que os auxiliem no melhor desempenho de suas funções. Assim, em 1998, iniciaram-se os cursos de Capacitação de Caseiros e Zeladores, em cooperação com a Associação Comercial e Industrial de Bertioga. Artesanato Atendendo interesse manifesto pelas esposas e familiares dos trabalhadores locais, foram organizados cursos de tricô, crochê, pintura em tecido e bordado, cujo aprendizado pode também auxiliar na geração de renda para as alunas.

Os produtos acabados são colocados à venda por ocasião das feiras e eventos, e o resultado apurado é atribuído às próprias artesãs. Os cursos são ministrados por voluntárias e professoras contratadas como autônomas pela Fundação.

Luteria
Iniciado em 1998, o Curso de Luteria ensina crianças a construir instrumentos de corda de forma artesanal. A oficina tem hoje mais de 30 alunos de 8 a 14 anos.

Marchetaria
Curso que ensina a técnica de construção de objetos com sobras de madeira. Visa desenvolver uma atividade que, além de combater de forma lúdica a ociosidade, proporciona uma alternativa de renda complementar às famílias menos beneficiadas. Este curso é voltado a crianças a partir de 12 anos e atende crianças de bairros menos favorecidos do município. Além da técnica em marchetaria, os alunos têm noções de desenho, acabamento, etc... Os trabalhos realizados pelos alunos passaram a ser comercializados em ponto de venda da fundação (espaço cedido à Fundação no Riviera Shopping) e o resultado reverte para os alunos, contribuindo como complemento do orçamento familiar.

Os cursos de Luteria e Marchetaria têm como objetivo, além da aprendizagem do ofício, o de oferecer uma ocupação para jovens e crianças, mantendo-os numa atividade produtiva e desviando seu interesse pelas atividades de rua.

Outros
A Fundação administra ainda a realização de cursos de: - Violino, Violoncelo, Flauta, Violão, Piano, Teclado - Teatro - Ginástica, Ballet, Jazz, Dança de Salão - Tricô à máquina, Corte e Costura - Inglês - Modelagem em Bisquit - Computação - Luteria (confecção de instrumentos) Ao todo são 32 cursos diferentes, que contam atualmente com 280 alunos.
 
     
 
 
 
  Saiba um pouco mais do potencial de Bertioga, Riviera e São Sebastião.   Telefones úteis de Bertioga, Riviera e São Sebastião.   Conheça as praias de Bertioga e São Sebastião. .   Dicas de passeios e festas da região.  
         
 
Riviera Administradora Patrimonial Ltda. | E-mail guia@guiadariviera.com.br
Crédito das fotos:
Dú Zuppani, Pedro Resende, Renata de Brito, Jair Favero, Luis Nelson, Francisco Simões, Willi Kruise e fotos de arquivo.