Aldeia Indigena
Casa da Cultura
Dados Gerais
Festas e Eventos
Forte São João
História Bertioga
Itatinga
Praias
Rios, Ilha e Canais
Sesc
Trilhas/Ecoturismo
Associação Amigos
Fundação 10 de Agosto
História
ISO - Política Ambiental
Lazer
Projeto
Reciclagem
Shopping
SIV
Viveiro
Dados do Município
História SB
Praias SB
Cuidados nas Trilhas
Dengue
Economia de Energia
Escunas
Feng Shui
Gastronomia
Hospedagem
Obras
Ostras
Paisagismo
Parque Estadual
Pesca
Piscina
Raios
Segurança
Verão e Sol
 
 
 
 
 
Dicas Interessantes »  Pesca
 
Boa Pescaria....

Bertioga poderia ser transformada na Capital da Pesca Amadora. Afinal, é o endereço certo para quem adora a prática desse esporte ou simplesmente pescar por suas praias, rios, costões e em alto-mar... Para uma boa pescaria, não faltam locais apropriados e infra-estrutura de atendimento com garagens náuticas, locação de embarcações de vários portes que podem transportar até 12 pessoas e todos os apetrechos necessários e dignos de um bom pescador.

Onde pescar...

Se o negócio é não sair do chão e se divertir com a família, aproveite porque todos as praias são ótimas para uma pescaria. Mas a mais movimentada é a Enseada, próximo ao canal de Bertioga. Uma dica é procurar as bocas de canais como a Barra do Itaguaré e Rio Guaratuba nos picos de maré alta e ainda a praia de Boracéia que sedia competições anuais de pesca esportiva.

Quem preferir os costões deve tomar cuidado pela dificuldade de acesso, mas é possível garantir a captura de espécies como badejos, garoupas, parus, anchovas e robalos.

Os costões mais procurados são do Indaiá, São Lourenço, Itaguaré, Guaratuba e o canal de Bertioga, no caminho da Prainha Branca, em Guarujá.

Para pescarias em alto-mar, você pode optar por aluguéis de escunas, traineiras e lanchas. Os locais mais indicados são: Pontão do Indaiá, Cascalho, Ilha de Monte Pascoal e Montão de Trigo. Porém, um dos pontos mais disputados é o canal de Bertioga e os rios Itapanhaú, Itaguaré e Guaratuba. Nesses locais, o peixe mais cobiçado é o robalo que pode ser fisgado com isca artificial, mas também são encontradas espécies como bagres cabeçudos, pescadas e corvinas.

O que usar...

Se optar pela pesca nas praias, utilize como isca camarões, "corruptos", mariscos e filé de peixe. Nos costões, você pode também usar pedaços de sardinha e no canal e rios vale o camarão e iscas artificiais. Quem preferir a pesca em alto-mar deve adotar algumas precauções antes de embarcar. Não esqueça de verificar a habilitação do comandante, se há coletes salva-vidas no barco, dê uma checada na higiene e peça informações sobre os sistemas de comunicação e da própria embarcação. Não se arrisque...
 
     
 
             
 
 
 
  Saiba um pouco mais do potencial de Bertioga, Riviera e São Sebastião.   Telefones úteis de Bertioga, Riviera e São Sebastião.   Conheça as praias de Bertioga e São Sebastião. .   Dicas de passeios e festas da região.  
         
 
Riviera Administradora Patrimonial Ltda. | E-mail guia@guiadariviera.com.br
Crédito das fotos:
Dú Zuppani, Pedro Resende, Renata de Brito, Jair Favero, Luis Nelson, Francisco Simões, Willi Kruise e fotos de arquivo.