Aldeia Indigena
Casa da Cultura
Dados Gerais
Festas e Eventos
Forte São João
História Bertioga
Itatinga
Praias
Rios, Ilha e Canais
Sesc
Trilhas/Ecoturismo
Associação Amigos
Fundação 10 de Agosto
História
ISO - Política Ambiental
Lazer
Projeto
Reciclagem
Shopping
SIV
Viveiro
Dados do Município
História SB
Praias SB
Cuidados nas Trilhas
Dengue
Economia de Energia
Escunas
Feng Shui
Gastronomia
Hospedagem
Obras
Ostras
Paisagismo
Parque Estadual
Pesca
Piscina
Raios
Segurança
Verão e Sol
 
 
 
 
 
Dicas Interessantes »  Obras
 
Como Construir de maneira segura

Existem algumas etapas fundamentais no processo de criação de um projeto de arquitetura e interiores e sua execução.

A contratação de um profissional qualificado representa uma eficiência no trabalho e uma economia em até 30% sobre o total estimado desde o inicio ao final da obra.

O profissional escolhido deve realizar uma análise dos objetivos e desejos do cliente, os quais devem ser materializados através de estudos preliminares garantindo a funcionalidade, o conforto e a qualidade estética do projeto.

A elaboração de um projeto de arquitetura contendo plantas de arquitetura com elevações e cortes, projeto hidráulico e elétrico, cálculo de fundações e estrutura, detalhamento do telhado (considerado hoje a 5a. Fachada), definição de materiais e acabamentos além do projeto de interiores e paisagismo, torna-se de extrema importância para que o cliente possa visualizar de forma segura a concretização de seu sonho.

O investimento em projetos e a escolha de um bom profissional são fatores fundamentais para que a sua obra não se torne um pesadelo.

Outro fator importante é a relação entre o cliente e o profissional. Ela deve ser aberta e franca manifestando tanto a satisfação quanto o desconforto relativo a quaisquer problemas ocorridos na obra, pois somente dessa forma os serviços poderão ser entregues em conformidade com a qualidade esperada e pactuada com o cliente.

O Contrato de prestação de serviço deve prever todos os direitos e deveres de cada uma das partes envolvidas no processo criando uma confiança mútua fundamental para o cumprimento do cronograma estabelecido para finalização dos trabalhos.

PEQUENOS DETALHES, GRANDES RESULTADOS

Cuide de sua casa da mesma forma que cuida de sua saúde

Na hora de escolher um médico ou um dentista para sua família, você toma alguns cuidados, certo? Quando for escolher a empresa para cuidar da sua casa, muitos detalhes também devem ser levados em consideração.

A escolha dos prestadores de serviços não é tão simples quanto parece. Dê preferência para empresas estabelecidas e, dependendo do tipo de serviço, a empresa deve ter registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura).

Existem hoje, no mercado formal, diversas empresas de engenharia que trabalham com pequenos reparos e reformas em geral. São empresas voltadas para a área de manutenção predial, um mercado que cresce e se profissionaliza.

Na hora de procurar alguns serviços, muita gente contrata o famoso "gato", aquele que diz fazer de tudo e que, claro, tem bom preço. Muitas vezes o barato sai caro e o "faz tudo", na verdade, não faz nada.

Vale a pena pensar e contratar uma empresa adequada. Você será atendido por um profissional especializado e qualificado.

Peça sempre o orçamento detalhado, se possível em papel timbrado, com dados claros sobre o fornecimento de materiais e mão-de-obra, prazos, forma de pagamento, referências de serviços já executados. É importante saber quem de fato irá executar o serviço e lembre-se que as empresas de engenharia são obrigadas a recolher uma ART (anotação de responsabilidade técnica), na qual deve ser detalhado o serviço, a quantidades e os prazos.

Portanto, não corra riscos, contrate uma empresa especializada. Assim, você estará gerando empregos e não correndo riscos.


Obra: economia com qualidade

O desperdício de materiais de construção é o principal fator de encarecimento de uma obra. No Brasil, ele atinge 40% em relação a países como Japão onde esse desperdício dificilmente ultrapassa 5%. Para economizar, o primeiro passo é planejar a obra. Depois procure utilizar produtos de qualidade comprovada, de empresas de primeira linha que garantam reposição em caso de defeitos de fabricação e fique de olho nas boas ofertas.

Há várias dicas que ajudam a economizar como a utilização de produtos prontos (esquadrias, portas, etc..) com grande diversidade, modelos e medidas. Vale a pena também interligar espaços e usar os ambientes amplos e abertos, simplificar o telhado e utilizar conduites e encanamentos aparentes que geram economia de 10% no custo final e manutenção mais econômica. Outra dica é usar tijolos aparentes, limitar a colocação de azulejos e dispensar forro contra paredes nos armários embutidos.

Na hora de pensar no piso, o de cimento queimado é mais barato do que outros revestimentos. Você ainda pode incrementar o visual com pigmentos coloridos e até mosaicos de vidro ou cerâmica. Mas não esqueça: o serviço requer mão-de-obra especializada. A obra pode ficar até 50% mais em conta se você usar vidros fixos em substituição às janelas em áreas que não prejudiquem a circulação de ar pelos ambientes.

Outro recurso é aproveitar materiais de demolições. É possível encontrar boas pechinchas em tijolos, madeiras, portas e janelas. No entanto, as condições dos materiais devem ser conferidas antes da compra. Portas e janelas merecem atenção redobrada, pois o custo de recuperação pode sair mais caro. Não deixe de conversar com seu arquiteto ou engenheiro sobre todos os detalhes da obra para garantir segurança, qualidade e economia na construção.
 
         
 
 
 
  Saiba um pouco mais do potencial de Bertioga, Riviera e São Sebastião.   Telefones úteis de Bertioga, Riviera e São Sebastião.   Conheça as praias de Bertioga e São Sebastião. .   Dicas de passeios e festas da região.  
         
 
Riviera Administradora Patrimonial Ltda. | E-mail guia@guiadariviera.com.br
Crédito das fotos:
Dú Zuppani, Pedro Resende, Renata de Brito, Jair Favero, Luis Nelson, Francisco Simões, Willi Kruise e fotos de arquivo.