Aldeia Indigena
Casa da Cultura
Dados Gerais
Festas e Eventos
Forte São João
História Bertioga
Itatinga
Praias
Rios, Ilha e Canais
Sesc
Trilhas/Ecoturismo
Associação Amigos
Fundação 10 de Agosto
História
ISO - Política Ambiental
Lazer
Projeto
Reciclagem
Shopping
SIV
Viveiro
Dados do Município
História SB
Praias SB
Cuidados nas Trilhas
Dengue
Economia de Energia
Escunas
Feng Shui
Gastronomia
Hospedagem
Obras
Ostras
Paisagismo
Parque Estadual
Pesca
Piscina
Raios
Segurança
Verão e Sol
 
 
 
 
 
Dicas Interessantes »  Feng Shui
 
Arte oriental equilibra ambientes

Quem é que não gosta de se sentir bem num ambiente integrado e que aproveita as energias da natureza para proporcionar a sensação de paz e harmonia? Isso é possível através da arte sagrada da arquitetura oriental que vem da China pelo Feng Shui (Fon Suei) que cada vez mais está sendo utilizada na construção, arquitetura, no urbanismo e até na parte paisagística e decoração de ambientes.

O Feng Shui (vento-água) é baseado na antiga interpretação chinesa do I Ching que define e aplica os princípios de equilíbrio do Yin e Yang manifestados na natureza pelos cinco elementos: Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira.

Especialistas em Feng Shui organizam esses elementos de forma construtiva para equilibrar os ambientes. A essência vital resultante deste equilíbrio é conhecida como ch'i, que anima todas as coisas para unir a humanidade e a natureza, espírito e substância, mente e corpo.

Influência - Essa arte chinesa influencia na saúde e no bem-estar da pessoa, assim como também isso pode ser sentido nos efeitos das cores, das formas e da luz. O Feng Shui tem ajudado na criação de ambientes mais harmoniosos para viver e trabalhar. Por isso deixou de ser somente a interpretação "Vento e Água" de uma cultura milenar, para criar espaços onde se possa viver com ar puro, fresco e água fluindo livremente.

O que ele faz por você
  • ajuda a florir relacionamentos
  • atrai a boa saúde
  • promove abundância e prosperidade


  • Nos negócios....
  • cria grandes oportunidades
  • eleva o prestígio
  • estimula a criatividade
  • aumenta a carta de clientes
  • elimina prejuízos


  • DICAS

    1- Coloque em sua casa, a representação de cada um dos cinco elementos usados no Feng Shui, que são: Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira.
    2- Faça com que sua casa esteja sempre em boas condições de pintura, sem goteiras nem lâmpadas queimadas. Mantenha as janelas limpas e com todas as vidraças inteiras.
    3- A primeira coisa que se faz quando se quer adaptar a casa ao estilo Feng Shui, é desfazer-se de quinquilharias. Doe, venda ou jogue fora, tudo o que não tem utilidade na sua casa, ou que você não precisa mais.
    4- Os primeiros shars que você deve neutralizar, são os que estão na porta da frente de sua casa. Pare por uns minutos na porta da frente olhando para fora e observe. Depois, vire-se para dentro e observe. O que você notar que está atrapalhando a harmonia de uma das duas visões é um shar.
    5- Retire tudo que impeça a visão da entrada da sua casa, como por exemplo, árvores ou plantas muito grandes que ficam na frente da sua porta. Faça poda nas árvores e plantas, pendure sinos tibetanos, coloque um bonito tapete e uma estátua de animal (de preferência animais ferozes ou aves de rapina). Você pode colocar também, uma banheira para passarinhos ou um chafariz próximo ao portão.
    6- Às vezes, é difícil observarmos o que está desarmônico na nossa casa, porque nos acostumamos com a visão. Uma boa idéia é tirar fotos. Tire fotos da frente de sua casa estando na rua, no portão, na porta, com esta aberta para dentro, de cada um dos cantos dos cômodos, da porta da cozinha, etc. Observe nas fotos o que há de errado, tipo: pintura, iluminação, harmonia na disposição dos móveis, necessidade de reparos em peças de madeira, etc.
    7- O fogão de sua casa deve estar sempre limpo e funcionando perfeitamente. Evite usar sempre a mesma boca. Use todas.
    8- As melhores mesas são as que tem formato redondo, oval ou octogonal.
    9- Retire os móveis em excesso da sala de jantar. Deixe que haja liberdade de movimento para quem circula ou para quem está à mesa.
    10- Se você mora sozinho, use todas as cadeiras da mesa alternadamente. Evite usar sempre a Mesma.
    11- Sua cama deve Ter acesso por ambos os lados. Não coloque nada embaixo dela.
    12- Se você tem um quarto grande e arejado, pode colocar uma planta bonita próxima a janela. Mas não exagere. A respiração noturna das plantas não são boas.
    13- Coloque uma "cadeira do papai" para você sentar quando receber visitas na sua casa. Ela deve estar no angulo mais distante, visto da porta da frente. Deve estar levemente em posição diagonal com relação aos outros móveis.
    14- Em todos os lugares escuros da casa, você pode colocar abajures e luminárias. Fica um charme.
    15- Disponha os móveis da sua casa de forma que haja bastante espaço para circular. Caso não tenha como, repense na real necessidade de todos os móveis.
    16- As cadeiras e sofás devem estar sempre encostados numa parede. De preferência, numa posição em que se veja quem entra.
    17- Faça de sua sala, um lugar agradável, com cadeiras e sofás confortáveis, muita luz de abajures e luminárias, quadros bonitos e suaves, objetos de decoração elegantes, etc.
    18- Caso haja luz do sol num momento de visita, deixe que esta esteja sentada de frente para o sol. Ela vai adorar sua casa. Se for a noite, a mesma recomendação para a lua.
    19- Use várias cores na sua casa. Se você tiver o chão, as paredes e o teto da mesma cor, torna-se um ambiente frio.
    20- Faça esta experiência. Nos lugares onde se senta para conversar, use objetos (cortinas, abajures, sofás, cadeiras, decorações, etc.) de cores vibrantes, como o vermelho, amarelo ou roxo.
    21- Tenha um bichinho de estimação. Eles são ótimos "condutores" de boa energia. Dê preferência a bichos pequenos e mansos.
     
     
     
      Saiba um pouco mais do potencial de Bertioga, Riviera e São Sebastião.   Telefones úteis de Bertioga, Riviera e São Sebastião.   Conheça as praias de Bertioga e São Sebastião. .   Dicas de passeios e festas da região.  
             
     
    Riviera Administradora Patrimonial Ltda. | E-mail guia@guiadariviera.com.br
    Crédito das fotos:
    Dú Zuppani, Pedro Resende, Renata de Brito, Jair Favero, Luis Nelson, Francisco Simões, Willi Kruise e fotos de arquivo.