Aldeia Indigena
Casa da Cultura
Dados Gerais
Festas e Eventos
Forte São João
História Bertioga
Itatinga
Praias
Rios, Ilha e Canais
Sesc
Trilhas/Ecoturismo
Associação Amigos
Fundação 10 de Agosto
História
ISO - Política Ambiental
Lazer
Projeto
Reciclagem
Shopping
SIV
Viveiro
Dados do Município
História SB
Praias SB
Cuidados nas Trilhas
Dengue
Economia de Energia
Escunas
Feng Shui
Gastronomia
Hospedagem
Obras
Ostras
Paisagismo
Parque Estadual
Pesca
Piscina
Raios
Segurança
Verão e Sol
 
 
 
 
 
Dicas Interessantes »  Escunas
 
Passeios de escuna garantem diversão

Para quem quer conhecer um pouco mais da região, com suas belas praias e ilhas, cada uma com beleza e atrações diferentes, a dica são os passeios de escuna que saem do canal de Bertioga. O destino, você é quem escolhe. Há programas que duram 1h30 ou até roteiros de um dia, todos com direito a paradas e até mergulhos por Bertioga, Guarujá e Santos.

Um dos programas leva à Prainha do Iporanga, em Guarujá, depois de passar pela Prainha Branca, Preta e Camburizinho. Em Iporanga, uma rápida parada para mergulho antes de voltar a Bertioga. Informações no posto localizado na Avenida Vicente de Carvalho, onde ficam as escunas que saem do canal de Bertioga.

Vila de Pescadores atrai turistas

Um dos roteiros mais procurados pelos turistas que visitam Bertioga é uma típica Vila de Pescadores que fica em Guarujá, logo após a travessia da balsa Bertioga-Guarujá. Apesar de estar sediada em outro município, essa vila, conhecida como Prainha Branca, é muito freqüentada também pelos moradores e visitantes de Bertioga e principalmente por surfistas pois é point para as melhores ondas da região.

Pode-se chegar à Prainha Branca de barco ou ainda por uma trilha que começa depois da travessia do canal de Bertioga, que é feita em balsa ou barquinha de passageiros. A trilha, em meio à Mata Atlântica, é fácil, embora um pouco cansativa para os menos preparados. Mas o pequeno sacrifício tem uma grande recompensa. Em determinado trecho, no topo da trilha, é possível avistar Bertioga e o mar aberto com as ilhas do Guará e Rasa. Depois de atravessar parte da vila, chega-se a praia de areias finas e brancas. No local há vários bares, camping e um atendimento acolhedor da comunidade caiçara que também preserva suas tradições religiosas e também culturais e artesanais. É comum ver as canoas de pau-a-pique que são feitas de um único tronco de árvore, um trabalho ainda mantido pelos caiçaras.

Uma beleza selvagem

Praias e cachoeiras, um cenário ainda selvagem e pouco explorado faz parte do programa de roteiros turísticos com saída do canal de Bertioga. Junto à Mata Atlântica, surge a Prainha de Iporanga, um local ainda selvagem a apenas 25 quilômetros do centro de Guarujá. A praia fica numa baía recortada de águas claras e tem como uma de suas principais atrações uma cachoeira que forma piscinas naturais.

Próximo fica a praia de Camburizinho com mar de ondas fortes, faixa estreita de areia e cachoeiras belíssimas que garantem banhos relaxantes. Também com ondas fortes e excelentes para a prática do surfe, a Praia Preta fica numa enseada junto aos morros e tem acesso de barco pelo pontão de Guarujá. As escunas localizadas no canal de Bertioga também levam a esses recantos paradisíacos.
 
         
 
 
 
  Saiba um pouco mais do potencial de Bertioga, Riviera e São Sebastião.   Telefones úteis de Bertioga, Riviera e São Sebastião.   Conheça as praias de Bertioga e São Sebastião. .   Dicas de passeios e festas da região.  
         
 
Riviera Administradora Patrimonial Ltda. | E-mail guia@guiadariviera.com.br
Crédito das fotos:
Dú Zuppani, Pedro Resende, Renata de Brito, Jair Favero, Luis Nelson, Francisco Simões, Willi Kruise e fotos de arquivo.