Aldeia Indigena
Casa da Cultura
Dados Gerais
Festas e Eventos
Forte São João
História Bertioga
Itatinga
Praias
Rios, Ilha e Canais
Sesc
Trilhas/Ecoturismo
Associação Amigos
Fundação 10 de Agosto
História
ISO - Política Ambiental
Lazer
Projeto
Reciclagem
Shopping
SIV
Viveiro
Dados do Município
História SB
Praias SB
Cuidados nas Trilhas
Dengue
Economia de Energia
Escunas
Feng Shui
Gastronomia
Hospedagem
Obras
Ostras
Paisagismo
Parque Estadual
Pesca
Piscina
Raios
Segurança
Verão e Sol
 
 
 
 
 
Bertioga »  Rios,Ilha e Canais » Canal
 
Canal é cartão-postal da Cidade

O local é um dos mais frequentados, principalmente pelos amantes da boa pescaria

De uma beleza sutil, o canal de Bertioga é considerado cartão-postal da Cidade. Nele, traineiras e escunas se misturam em uma imagem comum. Afinal, é dele que saem os passeios ecológicos para os locais mais paradisíacos da região. É também do canal que os pescadores amadores saem em embarcações especiais ou traineiras, nas primeiras horas do dia, para tentar a sorte pelos rios ou em alto-mar.

Com 30 quilômetros de extensão, ele começa junto à praia da Enseada, em Bertioga, e termina em Santos. Nesse trecho, conta com garagens náuticas, iates clubes e marinas, principalmente ao lado de Guarujá onde suas águas recebem lanchas, iates e embarcações de passeio de todos os tipos. Mas a imagem mais conhecida é a da praia da Enseada, ao lado do Forte São João, onde o canal começa.

O local é excelente ponto de pesca e no píer, em frente à Avenida Vicente de Carvalho, o movimento é constante dia e noite. Nessa avenida paralela ao canal, há várias opções de lazer e serviços como o Mercado Municipal de Pescados, além de restaurantes, sorveterias, cafeterias, lojas de artigos esportivos e a Feira de Artesanato.

Já as garagens náuticas oferecem total infra-estrutura como aluguel de barcos e equipamentos para pescarias. Ë no canal, perto do Mercado de Pescados, que fica também o único píer religioso do Brasil formado por imagens representando divindades e santos cultuados por várias religiões. Bastante exótico, o atracadouro tem ainda poesias entalhadas em pedaços de madeira.

Curiosidade - No século XVIII, diversos sitiantes instalaram-se às margens do canal, dando início a pequenas plantações de bananas, criação de porcos e pequenos núcleos pesqueiros. A família Conde foi uma das maiores plantadoras de bananas e nos anos 60 chegava a exportar para a Europa e Estados Unidos.
 
     
 
     
 
           
 
 
 
  Saiba um pouco mais do potencial de Bertioga, Riviera e São Sebastião.   Telefones úteis de Bertioga, Riviera e São Sebastião.   Conheça as praias de Bertioga e São Sebastião. .   Dicas de passeios e festas da região.  
         
 
Riviera Administradora Patrimonial Ltda. | E-mail guia@guiadariviera.com.br
Crédito das fotos:
Dú Zuppani, Pedro Resende, Renata de Brito, Jair Favero, Luis Nelson, Francisco Simões, Willi Kruise e fotos de arquivo.