Aldeia Indigena
Casa da Cultura
Dados Gerais
Festas e Eventos
Forte São João
História Bertioga
Itatinga
Praias
Rios, Ilha e Canais
Sesc
Trilhas/Ecoturismo
Associação Amigos
Fundação 10 de Agosto
História
ISO - Política Ambiental
Lazer
Projeto
Reciclagem
Shopping
SIV
Viveiro
Dados do Município
História SB
Praias SB
Cuidados nas Trilhas
Dengue
Economia de Energia
Escunas
Feng Shui
Gastronomia
Hospedagem
Obras
Ostras
Paisagismo
Parque Estadual
Pesca
Piscina
Raios
Segurança
Verão e Sol
 
 
 
 
 
Bertioga »  Eventos » Festa da Tainha
 
Festa da Tainha: tradição e muito sabor

Se você quer saborear um delicioso prato, de frente para o mar, apreciando um visual deslumbrante, precisa participar da Festa da Tainha, que acontece todos os anos no mês de julho.

A Festa, que acontece há 30 anos, é realizada em uma área ao lado do Forte São João, na Praça de Eventos, em frente ao Canal de Bertioga, totalizando 1.300 m2 de infra-estrutura, onde os visitantes, além de apreciar a tradicional tainha na grelha, podem adquirir produtos de várias entidades de servir da cidade. Diversificando os produtos oferecidos no evento, é possível atender um número maior de visitantes, e, também, auxiliar no trabalho de arrecadação desses grupos, que atendem centenas de pessoas na cidade. Essa união e o trabalho voluntário feito com amor também marcam a diferença no clima familiar e alegre que toma conta da Praça de Eventos.

Cada entidade tem usado muita criatividade para servir a tainha em pratos decorados que chamam a atenção e aguçam a vontade de todos fazendo a tainha espalmada, aberta e fechada assada na brasa e servida na telha ou na folha de bananeira, lembrando a forma rústica como o prato era servido pelos caiçaras no passado. Acompanham, porção de arroz, fritas, vinagrete, farofa e até pirão, além do tradicional vinho. Algumas entidades oferecem também várias opções com porções de ova, porquinho, camarão empanado e à paulista, isca de peixe, bolinho de bacalhau.

Atrações musicais também tornam o evento mais agradável.
Não é à toa que há três décadas moradores e visitantes vêm apreciar o prato e a paisagem de Bertioga, o que garantiu a inclusão da festa no calendário de eventos da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo

A Festa da Tainha de Bertioga acontece sempre às sextas-feiras, a partir das 20 horas, e aos sábados e domingos, a partir do meio-dia para almoço e jantar. Todos os anos são servidas mais de sete toneladas do peixe.

Além do prato tradicional da Festa, o visitante encontrará outras opções, como porções de calabresa, picanha ou filé de frango, além de caldeirada, porções como casquinha de siri e lanches, cachorro quente, caldos, salgados. E como não poderia faltar, há ainda um espaço com vendas de doces deliciosos.

Da mesma forma, acontece também a tradicional Festa Tainha do Lions Clube de Bertioga na avenida Dezenove de Maio, 338, no Jardim Albatroz.
 
         
 
 
 
  Saiba um pouco mais do potencial de Bertioga, Riviera e São Sebastião.   Telefones úteis de Bertioga, Riviera e São Sebastião.   Conheça as praias de Bertioga e São Sebastião. .   Dicas de passeios e festas da região.  
         
 
Riviera Administradora Patrimonial Ltda. | E-mail guia@guiadariviera.com.br
Crédito das fotos:
Dú Zuppani, Pedro Resende, Renata de Brito, Jair Favero, Luis Nelson, Francisco Simões, Willi Kruise e fotos de arquivo.