Aldeia Indigena
Casa da Cultura
Dados Gerais
Festas e Eventos
Forte São João
História Bertioga
Itatinga
Praias
Rios, Ilha e Canais
Sesc
Trilhas/Ecoturismo
Associação Amigos
Fundação 10 de Agosto
História
ISO - Política Ambiental
Lazer
Projeto
Reciclagem
Shopping
SIV
Viveiro
Dados do Município
História SB
Praias SB
Cuidados nas Trilhas
Dengue
Economia de Energia
Escunas
Feng Shui
Gastronomia
Hospedagem
Obras
Ostras
Paisagismo
Parque Estadual
Pesca
Piscina
Raios
Segurança
Verão e Sol
 
 
 
 
 
Bertioga »  Eventos » Festa do Índio
 
Festa Nacional do Índio sela a paz entre brancos e índios

Durante a colonização portuguesa, Bertioga foi palco de intensas lutas entre brancos e índios. O brancos buscavam novas terras e os índios defendiam as que entendiam serem suas. O Forte São João assistiu a muias dessas batalhas e as areias das praias de Bertioga absorveram muito sangue de índios e brancos.

Procurando resgatar os erros do passado, Bertioga, promovendo a Festa Nacional do Índio, sela a paz entre brancos e índios e mostra ao mundo a beleza da cultura indígena brasileira.

Danças, cantos e rituais e muitas outras atrações são mostradas há três anos consecutivos pelas etnias participantes da Festa nacional do Índio, que acontece sempre em abril, na praia da Enseada.

Mais de dez tribos das mais distantes localidades do País mostram suas tradições durante os quatro dias de festa, que já é considerada o maior evento cultural indígena do Brasil. Índios do Pará, Roraima, Tocantins, entre outros, vêm para Bertioga mostrar seus costumes e tradições, que são desconhecidos da maioria da população. A Festa Nacional do Índio é uma grande oportunidade para os não-índios entrarem em contato com os primeiros habitantes desta terra.

A festa mostra as características de cada povo, tipo de pintura, vestimentas, cocares e adereços. Danças, jogos e rituais, como o funeral, despertam a curiosidade dos brancos e revelam a beleza da cultura indígena. Alguns se arriscam a utilizar a flecha, simulando a caçada do índio, e outros apreciam a beleza e criatividade do artesanato.

O evento acontece em uma arena montada na Praia da Enseada e o ingresso é um quilo de alimento não perecível que é doado às etnias participantes.
 
     
 
     
 
     
 
     
 
 
 
  Saiba um pouco mais do potencial de Bertioga, Riviera e São Sebastião.   Telefones úteis de Bertioga, Riviera e São Sebastião.   Conheça as praias de Bertioga e São Sebastião. .   Dicas de passeios e festas da região.  
         
 
Riviera Administradora Patrimonial Ltda. | E-mail guia@guiadariviera.com.br
Crédito das fotos:
Dú Zuppani, Pedro Resende, Renata de Brito, Jair Favero, Luis Nelson, Francisco Simões, Willi Kruise e fotos de arquivo.