Aldeia Indigena
Casa da Cultura
Dados Gerais
Festas e Eventos
Forte São João
História Bertioga
Itatinga
Praias
Rios, Ilha e Canais
Sesc
Trilhas/Ecoturismo
Associação Amigos
Fundação 10 de Agosto
História
ISO - Política Ambiental
Lazer
Projeto
Reciclagem
Shopping
SIV
Viveiro
Dados do Município
História SB
Praias SB
Cuidados nas Trilhas
Dengue
Economia de Energia
Escunas
Feng Shui
Gastronomia
Hospedagem
Obras
Ostras
Paisagismo
Parque Estadual
Pesca
Piscina
Raios
Segurança
Verão e Sol
 
 
 
 
 
Bertioga  Aldeia Indigena
 
Comunidade guarani habita solo bertioguense

Bertioga se orgulha de ter em seu território uma reserva indígena. A Aldeia do Rio Silveira fica em uma área de 948,40 hectares, demarcada em 1987, entre as cabeceiras do Rio Silveira e do Ribeirão Vermelho, a 1500 metros da praia, no bairro Boracéia, na divisa entre Bertioga e São Sebastião.

O local abriga cerca de 300 índios tupi-guaranis, divididos em 6 grupos com 6 líderes que auxiliam o cacique. Essas famílias sobrevivem do cultivo do palmito pupunha e da venda de artesanatos artesanato, comercializado em feiras livres e plantas ornamentais na Rodovia Rio-Santos além de criação de animais.

Danças, dialetos e cantos sagrados ainda permanecem como fortes traços dos guaranis.

A comunidade indígena conta com atendimento na área de Educação e Saúde, tendo uma escola para as crianças índias, onde aprendem aulas em português e tupi-guarani.

Foram construídas moradias de alvenaria com a manutenção das características da cultura tupi-guarani. As unidades possuem água, energia elétrica e tratamento de esgoto.

O acesso à Aldeia só pode ser feito com acompanhamento de agência de turismo local e depende de autorização da FUNAI.

Curiosidade - A execução do artesanato depende de períodos lunares, para a extração dos cipós, do crescimento das plantas e da maturidade do taquaral. Os índios retiram da mata a embira, o cipó imbé, as penas, os dentes e garras de animais.
 
       
 
 
 
  Saiba um pouco mais do potencial de Bertioga, Riviera e São Sebastião.   Telefones úteis de Bertioga, Riviera e São Sebastião.   Conheça as praias de Bertioga e São Sebastião. .   Dicas de passeios e festas da região.  
         
 
Riviera Administradora Patrimonial Ltda. | E-mail guia@guiadariviera.com.br
Crédito das fotos:
Dú Zuppani, Pedro Resende, Renata de Brito, Jair Favero, Luis Nelson, Francisco Simões, Willi Kruise e fotos de arquivo.